terça-feira, 13 de abril de 2010

(in)certeza

o que você sabe ? o que você conhece ? quais são as suas certezas ? perguntas, perguntas. que você faz a si mesmo. incertezas. sim. são incertezas. não há uma vida sem incertezas. quem pode ter certeza sobre tudo ? sobre a vida, sobre a morte ? não temos certeza quanto a nós mesmos, quem dirá quanto a outros. alguns podem dizer que possuem plena certeza sobre tudo de sua vida, afinal, são eles que a vivem. mas se parassem por um segundo e pensassem, incertezas poderiam surgir.
se alguém, um ser-humano, mortal, possuísse a certeza sobre tudo, seus problemas estariam resolvidos. talvez fosse possível ajudar os outros. melhorar as coisas.
se eu tivesse certeza sobre tudo...
se eu tivesse certeza que toda vez que eu fosse fazer o download do 3x16, algum problema surgiria, e eu perderia o download, eu já teria desistido de baixar esse episódio. mas eu não tenho. e nesse caso, a incerteza se torna esperança. eu sei. é um exemplo bobo. mas é um exemplo simples.
quando você não tem certeza de algo, tudo que você pode fazer é esperar. é ter esperança. talvez seja por isso que sejamos tão cheios de incertezas.
eu não tenho certeza que esse texto faz algum sentido, para você ou para qualquer um que venha a lê-lo, mas eu escrevo mesmo assim, com a esperança de que alguém possa me compreender.

Um comentário:

  1. "(...)se alguém, um ser-humano, mortal, possuísse a certeza sobre tudo, seus problemas estariam resolvidos."
    Ou talvez vivesse com mais problemas, alguns insolúveis, segundo à certeza de não se poder resolvê-los. É essencial viver nesta inexata matemática, este xadrez complicado de mil variantes e movimentos insólitos, incerteza de tudo e de nada. E não apenas esperar, passivamente; mas perseverar e acreditar que o melhor irá se instalar em nossa vidas.
    Tema interessante, Luísa. Tenha certeza de que outros surgirão a partir deste.

    ResponderExcluir