terça-feira, 17 de março de 2009

O primeiro dia de mini-cursos

Céu nublado. Som da chuva batendo na janela da sala. Semana de mini-cursos. Há três horas sentada na mesma sala, ouvindo o mesmo professor. E ainda havia três horas pela frente. Mas eu não estava tão desanimada. Ouvir todos aqueles conceitos de guerra me deixava animada e o professor é divertido. Ele mencionou Jack Sparrow. E acabara de mencionar ‘War’, o jogo de tabuleiro. Talvez eu siga o campo de estudos estratégicos. Talvez. O tempo dirá.

O professor fala do museu da guerra em Londres. Eu quero ir lá. O assunto agora é I Guerra Mundial. Trincheiras. Penso se estou no caminho certo. Acho que sim. Agora ele fala sobre a Blitzkrieg alemã. Eu lembro de Montes Claros em época de chuvas. De como eu me vestia quando chovia em minha cidade. Canal da Mancha agora. Uma calça jeans, minha camiseta vermelha, meu cinto, meu Adidas Star branco e vermelho, minha mochila vermelha, minha sobrinha vermelha, ouvindo qualquer música no meu mp4.

Alemanha e União Soviética. Defesa. Ataque. Status quo. Lembro de High School Musical. Lembro de Ferna’s. Intervalo. Conversa sobre filmes. Filmes que assustam. Filmes que assustaram. O Último Unicórnio. Eu tinha medo. Lembro do meu irmão. É aniversário dele hoje. Dia de São Patrício. Estou de verde. Volta para a aula. O professor volta a falar. Pessoas entram. Eu quero um pacote de Doritos. Forças da defesa. Móveis e imóveis. Vantagem. Posição, espera. Como dominar o Brasil? São Paulo, Rio, Minas. Brasília, simbolicamente, é claro. Entrar pelo Rio. Show dos Jonas. Quero ir. Risos na sala. Armas, germes e aço. Jared Diamond. Geografia política. Proteger seu território. Show dos Jonas. Eu não sei se vou.

Guerra. Ataque, defesa, pausa, ataque... Uma hora de aula restando. ‘Here We Go Again’ tocando na minha cabeça. Paramore. Eu não fui no show. Mas no dos Jonas eu quero ir. Filme agora. Stalingrado. É um documentário. Barulho no fundo da sala. Som do filme baixo. Não consigo ler as legendas. Lembro de Vitória. Nomes estranhos de cidades do leste europeu. O sotaque do homem do documentário é britânico.

Pessoas saindo da sala. O tempo não passa. Tudo escuro. Quinze minutos de vídeo. Menciona finlandeses. Estratégia. Escrevo com a luz do celular. Vozes no fundo da sala. Mais cidades com nomes estranhos. Sotaque britânico. Sono. Pausa no filme. Luzes acendem. Pessoas acordam. Eu não sabia que dormiam. Professor faz comentários. Fim da aula. Fim do primeiro dia de mini-curso. Faltam dois.


ouvindo: jonas brothers - tonight


2 comentários: